Início > Notícias > TIRA DÚVIDAS CENSO PREVIDENCIÁRIO 2024

07/06/2024 - TIRA DÚVIDAS CENSO PREVIDENCIÁRIO 2024

TIRA DÚVIDAS – CENSO PREVIDENCIÁRIO 2024

Em 2024, ao invés da prova de vida e recadastramento, é obrigatória a realização do Censo Previdenciário, conforme exigência da legislação federal e Decreto Municipal n. 19.589, de 11 de abril de 2024.

Para execução do Censo contratamos a empresa Agenda Assessoria, haja vista que o processo do Censo requer equipe e sistema especializado para realização desta coleta e verificação de dados.

QUEM DEVE REALIZAR O CENSO?

A convocação abrange não apenas os servidores ativos, mas também os aposentados e os pensionistas que devem realizar o Censo até 31 de julho de 2024.

Qual o motivo da realização do Censo?

Conforme exigido pela Lei nº 10.887, de 18 de junho de 2004, Art 9°, II, o Censo deve ser realizado no mínimo a cada 05 anos.

Assim sendo, a realização do Censo se faz necessária para o cumprimento legal das atividades previdenciárias, e será então, realizado de 5 em 5 anos.

Este Censo, de grande importância para a gestão previdenciária e atuarial, possibilitará uma melhor projeção e planejamento do futuro, assegurando direitos, evitando fraudes e garantindo a sustentabilidade do sistema a longo prazo. A coleta de dados precisos e atualizados visa reunir informações sobre aqueles que contribuem para o sistema previdenciário municipal.

Cabe salientar que no ano que vem (2025) a prova de vida e o recadastramento voltarão serem realizados normalmente pelo IPSM.

Por que a exigência de tantos documentos?

Por se tratar de um Censo, existe a exigência de vários tipos de documentos, além dos que já eram requisitados na prova de vida e no recadastramento, com o intuito de atualização da base cadastral do IPSM, quanto aos aposentados e pensionistas e da Prefeitura e da Câmara Municipal quanto aos servidores ativos.

Mas cabe dizer, que alguns desses documentos são de caráter FACULTATIVO, ou seja, não são obrigatórios e se não inseridos não trazem nenhum tipo de prejuízo para a realização do Censo.

Como é feita a divulgação do Censo?

Todas as informações estão disponíveis no site do Instituto, no site do Censo, e foram enviadas por e-mail e divulgadas redes sociais do IPSM.

Site do Censo

Salientamos que cabe ao servidor aposentado se informar e estar atento as informações enviadas e publicadas pelo IPSM.

Como entro em contato com a empresa Agenda?

O contato pode ser feito por meio do 0800 800 3400 que além de telefone também é whatsapp.

Canal de ouvidoria pelo e-mail: censo.ouvidoria@agendaassessoria.com.br

E presencialmente nos postos de atendimento.